Então é Natal!!
Mas eu não reclamo. Desde pequeno adorava o Natal e idolatrava, porque era nessa única época que sentia que tinha uma família que se gostava. Não que em outras datas isso não acontecesse, mas, como mandam as tradições, as pessoas se amam mais nesse período [e nas regras está sublinhado em vermelho que SE DEVE DEMONSTRAR O AFETO!].
Muitas luzes e música indicam que daqui a pouco um parente distante e chato aparece pra cear com o resto do povo, que fica com cara de tacho só de ver que o filho dele já tá quase casando, mas ainda está com aquela cara de retardado. Mas quem liga? É Natal!! Não se deve reclamar de nada, porque estamos todos felizes...
Na TV aquela programação de encher os olhos com lágrimas [assim como a cebola faz o mesmo]. Confesso que me vem uma pontada no estômago só de pensar que este ano vou ter que ver a Xuxa vestida de freira [confesso mais ainda que estou muito impressionado, porque o Word sublinha “Natal” em verde, mas “Xuxa” não!]. É Roberto Carlos com seu especial, a Ivete Sangalo pulando e caindo ao mesmo tempo, a velha música “Hoje a festa é sua, hoje a festa é nossa, é de quem quiser, quem vier...”, blá-blá, plim-plim!! E aposta quanto como na Sessão da Tarde vai passar algum filme intitulado “Maria, a mãe do filho de seu Pai” [ui!], ou simplesmente “Jesus”...
E aquele papo de Menino Jesus se perde há tanto Papai Noel, presente e Coca-Cola. Mas que importa? É Natal! E demorei a perceber como essa época tem cheiro de alface! Alface molhada! É um cheiro característico... Também vale lembrar o que minha querida e excelentíssima irmã disse: “No Natal as pessoas tomam banho!”. Todas cheirosas ao mesmo tempo. E o cheiro de alface se mistura com sabonete e xampu [Adeus cheirinho de suuooooor!!].
Chega na madrugada de Natal, tá todo mundo acabaaado... Depois de comer uva e pêssego até encher o rabo, as pessoas, agindo como mortos-vivos, colocam seus pijamas, escovam os dentes e dormem com a bunda virada para a estrela cadente dos Três Reis Magos. E no meio sempre tem aquele filhodaputa que sai tirando fotos que logo-logo vão pra álbuns familiares que serão visto no próximo 25 de dezembro.
Putz! E tem também o [strike]odiado[/strike] Amigo Secreto. Eu ainda não entendi o porquê das pessoas continuarem a fazer isso. É bem alma de brasileiro, aquele que não perde as esperanças de ganhar algum presente que valha a pena, e não seja aquela camiseta branca, escrito dois mil e alguma coisa em prata, que ganhou no ano anterior. Já não participo disso faz um bom tempo [fora ano passado na escola... Pô, era despedida! Não lembro o que ganhei, mas dei um CD [strike]pirata[/strike] do Nirvana].
A minha indignação continua, ao lembrar que estamos num país tropical, mas vemos a cada esquina um idiota vestido de Santa Claus, com aquele casaco quente [gelaaaaada!] e vermelho, e a barba branca fácil de ser arrancada. As decorações nos shoppings, com bonecos de neve e pinheirinhos, como se estivesse nevando, ao mesmo tempo em que as pessoas vão a praia queimar o popô no Sol pelante. Mas e daí?? É Natal! Nós andamos por aí, vemos tudo isso e achamos totalmente normal, assim como foi normal Michael Jackson ter mudado de cor... Sim, é normal... A cada esquina também tem um negro que virou branco...
Quando sentei aqui pra fazer esse post sobre Natal, não pensei que iria sair essa pequena e sincera crítica. Não posso ser tão radical também, pois o Natal é assim porque todo mundo gosta. Tenho certeza que há poucas pessoas nesse mundo que não gostam do Natal, e só são assim porque têm que ouvir o CD da Simoni cantando músicas natalinas todos os anos. De resto, todo mundo supera e sobrevive, a ponto de passar por algo parecido na virada do ano. Assim é a vida!
E pra terminar, um pequeno slogan:
“O Natal é Legal!”
By Tom